Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Imóvel será entregue mais cedo; devo antecipar o pagamento?

Publicado por Felipe Magalhães
há 10 anos

Por Julia Wiltgen

Imvel ser entregue mais cedo devo antecipar o pagamento

O número de parcelas e a forma de pagamento normalmente estão vinculados ao tempo de construção e ao momento da compra. A quitação desses valores coincide com o prazo de entrega estimado.

A explicação é simples, pois quando o cliente obtém um financiamento em uma instituição financeira, precisa dar em garantia da dívida o próprio imóvel. A construtora, por sua vez, precisa liberar qualquer gravame que pese sobre o imóvel, dando quitação total sobre a venda e perdendo as garantias que tinha sobre a dívida do comprador.

Embora as parcelas tenham datas de vencimento fixas, é possível que os contratos estabeleçam que, em caso de entrega antecipada do imóvel, toda a dívida existente diretamente com a construtora tenha o vencimento antecipado.

Outra possibilidade é que a empresa exija do cliente outras garantias para a dívida, como fiança bancária ou outro bem imóvel sem gravames ou restrições para entrega do imóvel e consequente liberação para o financiamento propriamente dito.

Essas exigências somente podem ser feitas se houver previsão contratual nesse sentido. Caso contrário, mesmo que o imóvel seja entregue antes da data estimada e ainda houver débitos do cliente com a empresa, a quitação não poderá ser exigida antes do vencimento da obrigação.

Desta forma, é importante que no momento da compra se observe atentamente a relação entre o pagamento a ser realizado diretamente à construtora e sua possível vinculação com a entrega do imóvel, pois no caso de entrega antecipada, o cliente poderá ser obrigado a dispor de modo imediato de valores que imaginava que pudesse pagar em momento futuro.

Diante do que dispõe o contrato, se o cliente não dispuser dos valores no momento, poderá incorrer em mora e ser compelido a pagar juros, multa e outras penalidades no momento da quitação do valor devido.

Todas as regras para o pagamento devem estar expressamente previstas no contrato e a leitura cuidadosa e atenta deste documento garante ao comprador tranquilidade no negócio.


Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/imovel-sera-entregue-mais-cedo-devo-anteciparopaga...

  • Sobre o autorEstudante de Direito
  • Publicações59
  • Seguidores29
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações675
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/imovel-sera-entregue-mais-cedo-devo-antecipar-o-pagamento/115404350

Informações relacionadas

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 9 anos

Entenda o que é taxa de evolução da obra e por que é ilegal

Ian  Varella, Advogado
Notíciashá 7 anos

Os 22 pontos da Reforma Trabalhista

Sergio Parreira Advocacia, Advogado
Artigoshá 5 anos

Construtora não pode reter as chaves de imóveis que foram financiados, com o pretexto de receber eventual crédito que possua com o adquirente.

Mariana Rodrigues Costa, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de contrato de locação de veículo para uso em UBER/CABFY/99POP e outros aplicativos.

Manuela Ferreira, Advogado
Artigoshá 3 anos

Se eu estiver inadimplente com a construtora ela tem o direito de reter as minhas chaves?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)