Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

'Polícia é preparada', diz Alckmin sobre 'racismo institucional' em SP

Taxa de negros mortos pela polícia de SP é 3 vezes a de brancos, diz Ufscar. Policiais são treinados com rigor e com base no respeito, diz governador.

Publicado por Felipe Magalhães
há 10 anos

Por Adriano Oliveira

Polcia preparada diz Alckmin sobre racismo institucional em SP

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse na manhã desta quarta-feira (26) desconhecer qualquer tipo de atitude discriminatória nas ações efetuadas pela polícia paulista. A declaração aconteceu durante a inauguração de um parque tecnológico, em Ribeirão Preto (SP), em referência ao resultado de um estudo realizado pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que aponta que a taxa de negros mortos pela políciade São Paulo é três vezes a de brancos.

Os dados levam em conta processos da Ouvidoria, entre 2009 e 2011, e revelam que 61% das vítimas da polícia no estado são negras, 97% são homens e 77% têm de 15 a 29 anos. Já os policiais envolvidos são, em sua maioria, brancos (79%), sendo 96% da Polícia Militar. A pesquisa completa será divulgada oficialmente no dia 2 de abril.

“A academia [de Polícia Militar] do Barro Branco é muito rigorosa. A formação dos nossos policiais é muito rigorosa. Há cursos voltados à questão de direitos humanos, respeito às pessoas. A polícia de São Paulo é extremamente preparada. Ela faz cumprir a lei, mas com respeito às pessoas”, defendeu Alckmin.

O estudo sobre a letalidade policial, feito pelo Grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da Ufscar, levou em conta 734 processos, com 939 vítimas. Os resultados revelam que o índice de negros mortos em decorrência de ações policiais, a cada 100 mil habitantes no estado, é quase três vezes o registrado para a população branca. Além disso, que a taxa de prisões em flagrante de negros é duas vezes e meia à verificada para os brancos.

Quando os dados de mortes de 2011 de negros (193) e brancos (131) são comparados à população de cada etnia residente em SP, a taxa de negros mortos por 100 mil fica em 1,4, contra 0,5 dos brancos, segundo o estudo da Ufscar.

Em defesa da polícia paulista, Alckmin também fez referência à lei estadual n.º 14.187/2010, que pune atos discriminatórios por motivo de raça ou cor, destacando que a primeira delegacia especializada em crimes raciais no país foi criada em São Paulo.

“É crime, no estado, qualquer tipo de discriminação racial. Aliás, nós criamos a primeira delegacia de polícia para prender qualquer tipo de ação discriminatória.”

Geraldo Alckmin participou da entrega de um parque tecnolgico no campus da USP em Ribeiro Preto Foto Adriano OliveiraG1


Fonte:http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/03/policiaepreparada-diz-alckmin-sobre-r...

  • Sobre o autorEstudante de Direito
  • Publicações59
  • Seguidores29
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações820
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policia-e-preparada-diz-alckmin-sobre-racismo-institucional-em-sp/114542508

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sempre os mesmos discursos políticos, as respostas padronizadas, prontas, a conversa furada de sempre. Lamentável. Mas, como diz um sábio provérbio em latim, contra fatos não há argumentos. continuar lendo